Detox para unhas - Saiba como funciona

Olá meninas tudo bem?
Um dos temas atuais é o Detox, que de uma maneira simples, pratica e rápida, fazem as toxinas que ingerimos serem eliminadas, promovendo uma limpeza interna que facilita o emagrecimento. Todas nós estamos já carecas de ler matérias, sucos e dietas Detox.

Mas, a onda do momento é o Detox para as unhas. Que consiste em um processo de retirar as impurezas químicas deixadas pelo uso excessivo de esmaltes, cola para unhas postiças, adesivos e tantos outros acessórios que existem no mercado para decorar as mãos. O procedimento se faz necessário quando as unhas estão quebradiças, descamando e com cutículas muito ressecadas. É aconselhável fazer, pelo menos de 15 em 15 dias, um 'detox' caseiro simples, tirando o esmalte, esfoliando e hidratando com produtos específicos. E, para resultados mais profundos, faça o procedimento no salão, que é à base de parafina fria, explica  a manicure Regiane Machado, do salão Square Hair & Care, em São Paulo.



A famosa dica de "deixar as unhas respirarem" é real. "O ideal é deixar as unhas sem esmalte uma semana por mês, no mínimo", explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Estes dias longe do esmalte, da acetona, do alicate e da lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que as unhas fiquem frágeis e quebradiças. "O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento, por isso deve haver um descanso entre uma esmaltação e outra", completa a médica.
Como funciona o "detox"
A técnica é simples, porém eficaz. O primeiro passo é passar a lixa suavemente na parte superior das unhas. Depois, um esfoliante é aplicado unha por unha, com movimentos circulares. As mãos são lavadas e, por fim, é aplicado um creme hidratante. 

Outra opção é realizar a esfoliação com sais marinhos, que eliminam as células mortas e afinam a pele. "Depois de passar pelo 'detox', o ideal é que a cliente espere de três a cinco dias para passar qualquer produto nas mãos novamente", recomenda Vanda Rocha, manicure do salão Nilcéia Rocha Coiffeur, no Rio de Janeiro. Em casa, a mulher pode cuidar das unhas com hidratantes e esfoliantes específicos para mãos e cutículas, bases protetoras e produtos sem acetona.
A importância das cutículas
Uma grande parcela da saúde das mãos está nas cutículas, que não devem ser totalmente retiradas. "A cutícula protege as unhas e impede a entrada de agentes químicos, fungos e bactérias. Quanto mais hidratadas estiverem, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com as pontinhas levantadas", explica a dra. Carolina. Cuidadosamente, a cutícula deve ser empurrada com uma espátula para a base da unha e, caso necessário, delicadamente retiradas com alicate. Além disso, as unhas devem ser aparadas para evitar o acúmulo de sujeira e mantidas preferencialmente no formato quadrado.
O hábito de lixar a parte de cima das unhas também pode ser prejudicial e deve ser feita com cuidado. "A lixa retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas", explica a dermatologista. Além disso, o uso de produtos que contenham acetona pode tornar as unhas ainda mais frágeis. "Prefira os removedores de esmalte livres deste agente químico. Muitos problemas nas unhas, aliás, são causados por procedimentos de manicure feitos incorretamente", orienta. Para ajudar a manter as unhas saudáveis, invista também em uma alimentação balanceada em proteínas, aminoácidos e vitaminas D, B2, B5 e B6, hoje facilmente encontradas em cápsulas específicas para unhas e cabelos.

e ai, gostaram?

bjs 
Flavia

Escrevam para nós!!!

secret4beauty@blogspot.com 

Anita e Flavia

9 comentários:

  1. Adorei o post, pois estou sem colocar esmalte nas minhas unhas por estarem quebradiças.
    tenho colocado apenas a base, mas vou tirá-la e e esperar mais um pouco.

    Obrigada.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ajuda muito. eu sempre dou um tempinho pras minhas unhas respirarem e se recuperarem da quimica! e hidrataçao sempre!
      bjs
      Flavia
      www.secret4beauty.blogspot.com
      www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
      loja virtual: www.adote.iluria.com

      Excluir
  2. Achei super interessante seu post,amiga!
    detox para as unhas, que legal!
    Obrigada pela dica super importante!
    bjus e bom domingo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super importante e todo mundo esquece! é la vamos nós seguir mais um pouco de dicas nao é verdade?!
      uma otima semana pra vc!!
      bjs
      Flavia
      www.secret4beauty.blogspot.com
      www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
      loja virtual: www.adote.iluria.com

      Excluir
  3. Oi Flavia , gostei sim, muito legal esse seu post, bjs e uma bela semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom querida, fico muito contente!!!
      desejo uma otima semana pra vc!!
      bjs
      Flavia
      www.secret4beauty.blogspot.com
      www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
      loja virtual: www.adote.iluria.com

      Excluir
  4. Oi, Flávia!
    Interessantes as dicas!
    Muito obrigada pela visita!
    Abraços e uma ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada denise, tambem adoramos sua visitinha aqui. apareça sempre!
      bjs
      Flavia
      www.secret4beauty.blogspot.com
      www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
      loja virtual: www.adote.iluria.com

      Excluir
  5. Adorei o post, ultimamente tenho evitado esmalte, pois minhas unhas estão muito quebradiças. Parece muito bom esse detox.

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir

Categorias

Arquivo

Visualizações



Posts recentes

Comentários recentes




Subir